Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Fernando Anitelli apresenta: O Teatro Mágico, Segundo Ato

"Sem horas e sem dores, bem vindos ao Teatro Mágico..."
O texto de hoje tem uma temática diferente: nada de pinguins. Venho lhes apresentar, teimosos leitores, o novo DVD d'O Teatro Mágico. E sabe o que é o melhor disso? Qualquer um de vocês que ficar curioso para ver esse espetáculo sem par, vai poder baixar o conteúdo gratuitamente da internet, compartilhar com os amigos e tudo o mais. Vale muito à pena conferir também por conta do engajamento com essa luta magnífica pela arte independente e pela música livre - isso tudo vai estar bem explicadinho na faixa extra do DVD que será um documentário sobre a música livre. Chega de censuras, de burocracia, O Teatro Mágico quer que o povo tenha acesso à cultura sem restrições.

Eu queria ver mais dessa dignidade no mundo, antes que fiquemos todos cegos do espírito como os doentes de Saramago; queria apreciar mais música humilde como esta, antes que caia no desespero de ter perdido o melhor da vida enquanto buscava a erudição, como o Harry Haller de Hesse; queria tomar mais gosto pelas palavras simples e me agarrar a elas como a maior das esperanças, feito a Liesel Meminger que roubava livros, do Markus Zusak; queria que outros tantos me ensinassem a questionar mais a vida assim como o filósofo-pai de Hans-Thomas o ensina n’O Dia do Curinga do Jostein Gaarder; queria ter a valentia para encarar o mundo com todas as suas batalhas como se fossem as belas histórias de cavalaria do nobre Dom Quixote, de Cervantes; queria descobrir a beleza da natureza inocente como aquelas crianças que encontram a Nárnia de C. S. Lewis; queria a simplicidade dos nossos brasileiros-guerreiros descritos nas páginas-veredas do Guimarães Rosa; queria ver mais gente reivindicando seus direitos com a força de vontade daqueles defuntos infelizes, vítimas do Incidente em Antares do Veríssimo; queria o suor dessa gente pobre que nunca desiste ardendo na pele de quem rouba do nosso país, tanto quanto doía no nordestino Fabiano e toda sua família de Vidas Secas, do Graciliano; Sentia que talvez fosse necessário evocar a magia do mundo de Harry Potter para dar um empurrãozinho nessa luta, mas percebia logo que isso era distante demais da nossa realidade; queria mulheres de fibra que não se entregam antes de conquistar seu devido lugar como a poetisa Adélia Prado, ou como a perturbadoramente genial Clarice Lispector; faltava a poesia do Quintana para embelezar a obra da vida, e a poesia do Drummond para retratar as imperfeições indispensáveis; faltava se concretizar nos corações de verdade o amor guardado no coração do Caio Fernando Abreu. Faltava tanta coisa.
E eu encontrei um pedacinho disso tudo junto numa coisa só, uma centelha de cada um desses personagens admiráveis, um bocado a mais de esperança no espetáculo que é O Teatro Mágico.
E é tão bom saber que vai ter muito mais dessa fantasia, mais poesia, mais arte feita com o coração para tocar no coração; é bom demais poder encher de alegria os olhos e os ouvidos com mais um DVD da trupe. E o DVD é deles, é seu e é nosso, porque o Teatro Mágico faz para o público.

Written by: Angélica Manenti
mais informações no site: http://oteatromagico.mus.br/

6 comentários:

  1. Já é teu né manolo!
    Muito bom... voto pra ti!

    ResponderExcluir
  2. Já é teu né manolo!
    Muito bom... voto pra ti! [2]

    Boa sorte! *O*

    ResponderExcluir
  3. salve salve....
    estou passando pra desejar boa sorte no concurso meu blog esta concorrendo também, se possível quando puder da uma olhada la temos um podcast sobre assuntos variados, em breve um podcast sobre musica independente....

    http://papofandangos.wordpress.com/

    abraço e parabéns pelo blog
    @inhesus

    ResponderExcluir
  4. Mereceu ganhar também!

    Eu não ganhei, mas gostei de colaborar com a causa!

    Dá uma olhada no meu texto e vê o que acha? http://blogdarakky.wordpress.com/2010/07/08/o-teatro-magico-lanca-novo-dvd-e-reforca-defesa-musica-livre/

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. salve salve.... parabéns ai
    seguinte toda terça colocamos nosso podcast no ar... então na terça vamos dar os parabéns aos ganhadores e disponibilizar o blog de vcs....
    se quiser acessar e conferir

    http://papofandangos.wordpress.com/

    abraço e qualquer coisa só entrar em contato com a gente....

    @inhesus
    @papofandangos

    ResponderExcluir
  6. Gostei de todo o texto com certeza, menciounou sem exitar todos os autores que mais gosto sem excessões. Conheço O Teatro desde o princípio e fico orgulhosa em ver sua propagação, até porque tudo o que é bom e saboroso como o teatro merece ser propagado e foi...cresceu tanto, me lembro sempre de quando um grupo em que eu participei estava fazendo uma passeata em ipanema para divulgar o trabalho deles que iria se apresentar pela primeira vez no circo voador.. eu nem podia entrar não tinha 18 anos ainda. rs, mas de qualquer forma valeu a pena mostrar as pessoas que estave entrando em evidência uma trupe qe reformulava os conceitos poéticos e a vida cotidiana em forma de música.
    Quem não conhece se apaixona a primeira vista e para quem conhece sabe que a cada inspiração nova de Anitelli um novo sorriso brota no nosso rosto, porque é mais um acerto deles em questão ao toque especial que dão à vida.

    p.S:. quando tiver um tempinho da uma olhada no meu blog rs bjnhos...

    ResponderExcluir